<$BlogRSDURL$>

terça-feira, novembro 16, 2004

Cores
Então, falando em cores, eu, às vezes, acho tudo muito estranho esse negócio de cor.
É, porque assim, tem o amarelo, né? Maaaaasssss e se o amarelo que é amarelo pra mim, não é amarelo pra você, hein?
Eu aprendi que ISSO AQUI É AMARELO.
Ótimo, eu tinha que escolher uma cor que não dá pra ler no fundo cinza, óbvio. Então vamos mudar.
Tem o vermelho, né? Maaaaaasssssss e se o vermelho que é vermelho pra mim, não é vermelho pra você, hein?
Eu aprendi que ISSO AQUI É VERMELHO, e acabamos de descobrir que vermelho é uma cor que dá pra ler no fundo cinza. Fora isso, eu sei que vermelho é vermelho. Certo? Até aqui, tudo bem.
Me ensinaram que uma determinada cor tem o nome de vermelho, assim como te ensinaram que uma determinada cor tem o nome de vermelho. Maaaassssssssssss e se essas duas cores determinadas não forem a mesma?
Você já pensou nisso?
Eu posso estar falando que ISSO AQUI É VERMELHO, vendo uma determinada cor que eu conheço pelo nome de vermelho. Você pode estar lendo ESSA COR que você também conhece como vermelho, mas essa cor ser outra que não a minha vermelha!
Se for isso mesmo, como é que nós vamos saber se vemos a mesma cor quando falamos em vermelho?

Outra questão, essa levantada pelo chefe: como é que a gente pode saber se todos as criaturas vêem as cores de forma igual?
Por exemplo, se mostrarem um lenço vermelho pra um ET, será que ele vê vermelho do mesmo jeito que a gente (qualquer que seja o vermelho, o meu ou o seu)?

Ai, eu tive um dia muito atribulado hoje.