<$BlogRSDURL$>

terça-feira, março 15, 2005

A diferença que uma letra (ou um ponto) pode fazer
Dro.só.fi.la sf Entom (droso+filo)
Gênero (Drosophila) de pequenas moscas de olhos vermelhos, tipo da família dos Drosofilídeos, amplamente empregadas em estudos de Genética. Drosophila melanogaster é uma espécie facilmente criada em laboratórios, dela se obtendo gerações sucessivas de 10 em 10 ou de 14 em 14 dias; é uma mosquinha que possui cromossomos grandes e pouco numerosos, caráter que muito facilita as pesquisas aludidas.

Dro.só.fi.lo adj Bot (droso+filo)
1 Diz-se de algumas xerófitas, capazes de recolher e absorver a umidade atmosférica. 2 Que é fertilizado pelo orvalho. sm Bot 1 Gênero (Drosophyllum) da família das Droseráceas, constituído de plantas insetívoras, que têm folhas estreitas, dispostas como as de plantas do gênero Drósera e flores amarelas com dez estames. 2 Qualquer planta desse gênero.


Isso no Michaelis. Com "a" é animal, com "o" vegetal.
Agora, no Hoauiss:

Drosófila
design. comum aos insetos dípteros do gên. Drosophila, típico da fam. dos drosofilídeos e que inclui as mosquinhas-das-frutas.

Reparem que "design. comum aos insetos" não tem nada a ver com o "desenho comum aos insetos", mas sim com uma "designação comum aos insetos".
É claro que eu não passei por cima do ponto e não entendi "design comum aos insetos". Isso não faria o menor sentido. Só tô querendo ilustrar pra vocês.

Ah, sim. Se vocês procurarem "drosólifa", vão descobrir que essa palavra não existe. Legal, né?
É claro que eu não procurei "drosólifa" por engano. Só tô querendo ilustrar pra vocês.

Essa é a diferença que uma letra (ou um ponto) pode fazer.
Não, isso não tem nada a ver com atenção, ou falta dela. Foi tudo planejado.