<$BlogRSDURL$>

terça-feira, setembro 12, 2006

Eu tenho um FGTS preso porque pedi demissão, sabiam?
Sim, eu pedi demissão.
Sim, eu sou uma anta.
Mas isso não vem ao caso.
Isso já faz 3 anos e eu aprendi a lição, tanto que continuo no meu emprego atual.
Como todos sabem, ou não, depois de 3 anos sem registro em carteira você pode sacar seu FGTS preso. Hoje faz 3 anos que eu dei baixa no meu último emprego registrado (o famigerado do qual pedi demissão) e aguardo por esse momento.
Lá fui eu, feliz e saltitante, rumo à CEF que fica aqui na esquina, mas eu devia ter imaginado que não seria tão fácil.

Logo de início, recebi um sinal: a portinha do guarda-volumes não fechava. Nesse momento, deveria ter saído imediatamente do banco, mas não dei ouvidos ao sinal e descobri que tinha que pôr uma moeda de 1 real (que seria devolvida, óbvio) pra porta fechar.
Ok, eu estava feliz e saltitante, e pus a moeda.
Finalmente, entrei no banco. Estava a poucos passos do meu dinheirinho e nada poderia me deter.

Peguei a senha 280. O único caixa que atendia estava com número 271.
Sentei na última fileira de poltronas e aguardei, feliz e saltitante, afinal, nove pessoas... o que são nove pessoas? Seria rápido, mesmo praquela lesma que atendia sozinha.
Foram 25 minutos de espera. Não me incomodei porque, além de estar esperando sentada, estava feliz e saltitante, já mencionei?

Nesse intervalo de tempo, recebi outro sinal.
Um rapaz alto, loiro de olhos azuis sentou-se na poltrona à minha frente. Não seria nada mal observar sua cabeça loira SE ELE NÃO TIVESSE UM MILHÃO DE MALDITOS DREADS NA MALDITA CABEÇA. Os dreads têm me perseguido ultimamente.
Eu deveria ter entendido o sinal e saído correndo na hora, mas não, fiquei firme, forte, feliz e saltitante, ignorando as centenas de piolhos residentes na cabeça do rapaz, que acenavam pra mim.

Até que me chamaram. Oremos.
Sai desesperada de perto do ninho ambulante e fui até o caixa. Então vieram momentos de tensão.
Depois de pesquisar meu CPF, RG, PIS e o escambau, a moça descobriu que eu faço aniversário em dezembro (dia 6, presentes, obrigada) e, portanto, só posso sacar o maldito FGTS, que eu espero ansiosamente há 3 anos, em dezembro (mas pode ser logo no dia primeiro, senhora).

É de uma lógica impressionante.
Uma beleza...